Você está na categoria » Galeria Multimídia

Castanha – Vida na Floresta : Indígenas Ápiaká, Cayabi, Cinta larga, Munduruku e agricultores de Juruena mudaram de vida com o extrativismo da castanha do Brasil.

Nosso destino foi a aldeia Mariobi da etinia Apiacá

Equipe do É Bem Mato Grosso foi em busca da castanha do Brasil (Foto: TV Centro América)Equipe do É Bem Mato Grosso foi em busca da castanha do Brasil (Foto: TV Centro América)

A equipe do É Bem Mato Grosso foi até o município de Juará, que fica na região noroeste de Mato Grosso. Nosso destino foi a aldeia Mariobi da etinia Apiacá. O motivo? Ir em busca da castanha do Brasil. E para chegar até a reserva indígena que abriga está castanha, foi preciso subir o conhecido Rio dos Peixes. E chegando na região das castanheiras da reserva, pegamos mais dez quilômetros de trilha no meio da Floresta Amazônica.

“Ficamos na floresta recolhendo a castanha do Brasil em média de 30 dias” disse um dos catadores, Roberto Morimã. Por fim, ficamos frente a frente com a maior árvore da floresta, a Castanheira do Brasil.  Lá, os índios recolhem os ouriços que despencam de uma altura de 40 metros e se espalham em volta das castanheiras. Confira este passeio completo no vídeo abaixo:

 

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail