Você está na categoria » News

Cinema Nosso e Projeto Brasil 3.0 chega a Juruena – MT

O projeto Brasil 3.0 é uma ação do Cinema Nosso, do Rio de Janeiro, que tem o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, e que visa conectar histórias e experiências de jovens da cidade, do campo e da floresta. Um Brasil mais rápido e criativo, unido com suas raízes através de capacitações em narrativas e linguagens audiovisuais.

 

O objetivo do projeto é utilizar o audiovisual para que os participantes possam conhecer melhor a diversidade de onde moram, através de um processo de formação e, sobretudo que possam estabelecer um diálogo com o meio ambiente e com as suas origens através das populações tradicionais, produzindo filmes com temáticas ambientais, que possam acrescentar e qualificar ainda mais a vida dos seus moradores.

 

Com abordagem teórica e prática sobre diferentes narrativas e processos da produção audiovisual e novas mídias(concepção, produção e edição), o curso acontecerá em Juruena, no Mato Grosso, a partir de 17 de julho. Ele proporcionaaos participantes, vivenciarem a produção de um filme de curta-metragem com a temática ambiental de forma colaborativa, desde o roteiro, até a produção, edição e finalização do mesmo. 

 

Durante o curso, serão realizadas sessões públicas de cinema com a exibição de filmes nacionais consagrados e curta-metragens, incluindo o filme produzido pelos alunos do curso nas cidades participantes.  O curso é dividido em dois módulos de 52 horas cada. 

 

A ADERJUR, através de seu Projeto Poço de Carbono Juruena, será a instituição parceira que receberá o Projeto Brasil 3.0 em Juruena e cujo interesse para este trabalho é registrar a história de luta das organizações sociais da região, conquistas e resultados promissores alcançados, que servirão como experiências para futuros empreendimentos.

 

Sobre o Cinema Nosso: é uma instituição sociocultural do Rio de Janeiro, com 12 anos de atividades, cuja missão é a democratização do audiovisual para a juventude. Ele é uma das maiores escolas populares de Audiovisual da América Latina, realizando cursos, oficinas, produções, palestras, mostras, sessões de cinema e festivais. Situada em um casarão do século XIX, no coração da Lapa, no Rio de Janeiro, a organização prioriza o estímulo à reflexão e ao respeito, diversidade, pluralidade e cultura popular. A ação foi iniciada a partir do processo de produção do filme “Cidade de Deus” dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund.

Fonte: Assessoria

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail