Você está na categoria » News

Coopavam será referência socioambiental na expedição Rondon Roosevelt 2015

coopavamA Coopavam foi convidada pelo Governo do Estado de Mato Grosso a participar do Projeto EXPEDIÇÃO RONDON ROOSEVELT 100 ANOS DEPOIS”.  Como experiência de referência socioambiental, reconhecida em nível nacional pela Organização das Nações Unidas, com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, a Cooperativa vai ser objeto de interesse desta expedição por desenvolver um trabalho que envolve povos indígenas e agricultores familiares numa atividade sustentável, que é o extrativismo da castanha do Brasil.

No início do século XX, a expedição Rondon Roosevelt contou a história do Brasil em dois dos maiores biomas do mundo, vivenciada por dois heróis, um brasileiro descendente de indígenas, Marechal Cândido da Silva Rondon e um ex-presidente americano, Theodore Roosevelt. Baseada na primeira expedição científica realizada em 1914, no centro norte do Brasil, a expedição de 2015 tem o intuito de documentar a transformação social, econômica, ambiental e cultural dessa região. Serão apresentados aos telespectadores os principais modelos econômicos sustentáveis nos 5 estados explorados.

Um século após a primeira incursão do homem branco no Pantanal e na Amazônia, responsável pela largada no desenvolvimento dessa região, os exploradores da expedição de 2015 aceitaram o desafio de reviver essa aventura. Eles terão 8 semanas para cruzar 5 estados brasileiros e percorrer mais de 11 mil quilômetros de floresta, rios, estrada de terra e muita história. Os aventureiros irão registrar o desenvolvimento econômico, cultural, ambiental da rota histórica de Rondon e Roosevelt apresentando os principais modelos de empreendimentos econômicos sustentáveis do centro norte do país.

Será produzido um documentário com enfoque histórico e científico que vai traçar um profundo paralelo entre a expedição de 1914 e 2015 com base no acervo histórico do Exército Brasileiro e da Biblioteca Nacional do Congresso Americano revelando as principais iniciativas sustentáveis nos estados de MT, MS, RO, AM e PA.

As principais metas do projeto são mostrar as micro estórias dos personagens locais, culturas e sua relação com o meio ambiente; novos modelos de desenvolvimento econômico; e apresentar projetos que possam ser referência de desenvolvimento econômico no Brasil, em especial na região Amazônica, pelos próximos 100 anos.

Entre os principais resultados a expedição espera estimular o olhar humano para uma agenda positiva sobre exemplos concretos de ações e projetos inovadores que já estão construindo uma nova realidade econômica sustentável; construir uma nova plataforma para troca de tecnologias sustentáveis; e desenvolver um portal colaborativo, que permitirá o compartilhamento de informações e tecnologias sobre empreendimentos, estudos e projetos sustentáveis ao redor do mundo.

Para a Coopavam fica a expectativa de mostrar a sua experiência ao país e desta maneira poder ajudar outras comunidades da região amazônica e de outros biomas brasileiros a encontrar um caminho, que considere a perspectiva do desenvolvimento humano aliado a conservação da biodiversidade dos ambientes. Principalmente as etnias indígenas, com suas terras tão conservadas até agora, que possam assegurar este patrimônio para as gerações futuras, e garantir o desenvolvimento sustentável do país.

 

Fonte: Assessoria

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail