Você está na categoria » News

Economia sustentável é o desafio que Iniciativa Empregos Verdes traz a Mato Grosso

Fotos: Naine Terena

Fotos: Naine Terena

Durante a manhã desta quarta-feira (01/06), representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), PNUD, Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso e instituições representativas da sociedade civil se reuniram para apresentação da proposta do Programa Empregos Verdes.

 

Para a OIT, os empregos verdes são aqueles que reduzem o impacto das empresas no meio ambiente, através de uma nova economia que respeita o meio ambiente e reconheça a necessidade de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, respondendo afirmativamente pela geração de empregos em áreas-chave da sustentabilidade.

Mato Grosso será o primeiro estado brasileiro a receber apoio do Programa e o Brasil será o 19º país beneficiado com os investimentos para a geração de empregos verdes. O Empregos verdes visa também gerar trabalho formal, e a preservação do meio ambiente, como é o caso da extração vegetal que tem o compromisso de preservação das florestas.

 13310508_802034113231874_6690314444628952485_nUm exemplo desse tipo de iniciativa é o Projeto Sentinelas da Floresta, desenvolvido no noroeste do estado, e hoje é modelo para todo o país e o mundo. O sentinelas da Floresta é desenvolvido pela Coopavam e conta com apoio do Fundo Amazônia, envolvendo assentados e indígenas na extração da Castanha.

Por ser um case de sucesso, representantes da Cooperativa e da AMCA – Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia , estiveram na reunião de apresentação da proposta em Cuiabá, junto com o coordenador do Sentinelas, Paulo Nunes.

Na ocasião, Leonilda Grassi e Luzirene Coelho Lustosa ofertaram ao Diretor da OIT no Brasil, Peter Poschen e ao Coordenador dos Programas de Empregos Verdes e Trabalho Decente, Paulo Sérgio Muçouçah, kits dos produtos gerados a partir da extração da castanha do Brasil.

Reuniao OITDurante a reunião, Peter Poschen explanou que o atual modelo de consumo vivenciado pelo mundo é incompatível. Ele explica que é necessário um novo modo de vida, baseado na sustentabilidade e esse é o desafio do Projeto que começa a se articular em Mato Grosso. .

O coordenador do Projeto Sentinelas da Floresta, Paulo Nunes, destacou

a disposição da Coopavam e Amca para auxiliar no desenvolvimento do Programa Empregos Verdes, expondo a expertise do trabalho, que envolve mais de 500 pessoas, entre indígenas e assentados na extração da Castanha do Brasil. Segundo Nunes, durante quase um ano, informações da Coopavam e Amca foram repassadas para montar um projeto e buscar apoio com recursos internacionais.

“A cadeia da castanha é a mais organizada do Extrativismo matogrossense e nós temos aqui as experiências mais avançadas do Estado em extrativismo de castanha. Além disso, tivemos apoio financeiro da ONU, durante mais de uma década, fomos usados como referência para a ONU neste projeto Green Jobs, que é uma ação internacional”, explica Nunes.

No período da tarde representantes do Governo continuaram a reunião, e a expectativa é que se tenha mais desdobramentos no decorrer do ano de 2016.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail