Você está na categoria » News

Mato Grosso ganha marca de produtos orgânicos regional

14495289_1873071462925808_6158806423752265221_nDo sonho a realidade. Assim concretiza-se um ciclo de trabalhos realizados pelo projeto Sentinelas da Floresta, que é executado pela Coopavam, com apoio do Fundo Amazônia. Este ciclo chega ao seu ápice com o lançamento da marca Aruí – produtos alimentícios oriundos da Castanha do Brasil extraída na região de Noroeste – MT.

Durante este ano de 2016 a Coopavam recebeu uma consultoria do Sebrae Juína para o desenvolvimento da marca, que engloba entre outros produtos o óleo, a barra de cerais e a farinha de castanha do Brasil. A apresentação dos produtos será realizada nos dias 14 e 15 de outubro, durante a Semana do Empreendedor, organizada pelo Sebrae em Juína.

Neste evento, o Sebrae realizará cursos, palestras técnicas e apoio ao empresário, além de uma mostra com empreendimentos representantes dos 11 municípios da região, que contam com as parcerias feitas com o Sebrae.

O evento acontecerá no Centro de Eventos de Juína e contará com a participação da Coopavam e Amca de Juruena, com empresas da região, Praça de alimentação e apresentações culturais. Para o Coordenador do Projeto Sentinelas da Floresta, Paulo Nunes, esta é uma etapa importante para impulsionar a comercialização dos produtos derivados da castanha. A criação e apresentação da marca Aruí, e a divulgação da marca Cantinho da Amazônia, da Coopavam e da Amca, respectivamente, fazem parte de um extenso plano de trabalho montado e seguido a risca por estas duas organizações para que estes empreendimentos alcancem êxito.

Aruí é a junção de dois termos indígenas que trazem consigo o sentido de todo este trabalho socioambiental, proteção à floresta. São pessoas que cuidam diariamente, como sentinelas de um imenso patrimônio, que tradicionalmente, vem sendo guardado há séculos. Nesta marca foi considerada a união dos povos que realizam há tanto tempo este trabalho, atualmente, tão importante para esta rede social que se formou em torno da Coopavam, com equidade, justiça, inclusão social e de gênero.

Os produtos poderão ser adquiridos durante a feira em Juína, ou posteriormente, através dos contatos disponíveis no site:www.coopavam.org.br.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail