Você está na categoria » News

Nações Indígenas se reúnem em Aripuanã para comemorar o dia do Indígena

Um grande encontro de nações indígenas reuniu representantes Cinta larga, Caiaby, Apiaká e Arara do Rio Branco na cidade de Aripuanã-MT, a 1200 km de Cuiabá, para comemorar o dia do indígena. A Prefeitura Municipal de Aripuanã em parceria com a FUNAI local organizou o evento, promovendo atividades que iniciaram na noite do dia 17, com uma belíssima apresentação cultural dos povos Cinta larga e Arara do Rio Branco, após um cerimonial de abertura que contou com a participação de autoridades municipais e técnicos do governo, que trabalham no atendimento a saúde e educação aos indígenas, da Coopavam no desenvolvimento do Projeto Sentinelas da Floresta e da população do Município.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Municipal, seguindo no dia 18, com a abertura dos I Jogos Indígenas de Aripuanã. Contou com a participação de mais de 200 pessoas de 4 etnias dos municípios de Juara e de Aripuanã, onde foram apresentadas danças, músicas, pinturas corporais, artesanatos, alimentos tradicionais e campeonato de futebol indígena.
Para Daeit Akat Kaban, presidente da Associação Passapkareej, diante das dificuldades que os povos indígenas enfrentam atualmente, com problemas para a demarcação das terras indígenas, com a invasão das áreas já demarcadas e de tantos projetos de hidrelétricas que deverão trazer impactos para estas comunidades, não há muitos motivos para comemorar. Para nós este dia é apenas simbólico, hoje estamos comemorando a memória do nosso povo, estamos aqui reunidos em quatro etnias, que são Cinta larga, Apiaká, Cayabi e Arara do Rio Branco, queremos juntos mostrar a sociedade não indígena, a importância da nossa cultura e do rico conhecimento que acumulamos em séculos, como os primeiros moradores do Brasil, afirmou ele.

Fonte: Assessoria
Fotos: Nilson Cesar

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail