Você está na categoria » News

Projeto Brasil Central Turismo e Agronegócios leva castanha de MT ao Rio de Janeiro

PRODUTOS_CASTANHA_0119O Projeto Sentinelas da Floresta será representado pela Cooperativa dos agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM), na 1º Edição da Casa Itinerante Brasil Central. Para montar esta exposição o Sebrae nacional convidou um seleto grupo de expositores para expor seus produtos durante os Jogos Olímpicos, que ocorre no Rio de Janeiro, neste mês de agosto.

A iniciativa faz parte do Projeto Brasil Central Turismo e Agronegócios, para onde o Sebrae estará levando e divulgando os produtos numa bela infra-estrutura de 100m2 instalada no Barra Shopping, por onde circulam diariamente 100 mil pessoas.

Com este Projeto, o Sebrae Nacional pretende proporcionar a experiência que o turista encontrará nos destinos turísticos do Brasil Central através de cenários e realidade virtual. Para alcançar este objetivo, o espaço dispõe de Ferramentas de interatividade com o público visitante através de óculos rift e cubo de imersão; Catálogo Virtual com os Empreendimentos aderidos ao projeto; Exposição de artesanato, souvenirs e produção rural, onde se enquadra a Castanha e derivados comercializados pela Coopavam.

O espaço que a Cooperativa de Mato Grosso terá para expor seus produtos contém duas prateleiras que serão ocupadas pelos produtos que já vem fazendo sucesso no mercado nacional. Segundo a presidente da Cooperativa, Luzirene Coelho Lustosa, a Coopavam estará presente com produtos diversificados – Castanhas in natura, barra de cereais, óleo e farinha de castanha – tudo extraído e produzido pelos extrativistas vinculados ao Sentinelas da Floresta/Coopavam.

O Projeto Sentinelas da Floresta atua junto a extrativistas da castanha na região noroeste de Mato Grosso. É executado pela Coopavam com apoio do Fundo Amazônia. São parceiros nas atividades uma Associação de Mulheres rurais e quatro Associações Indígenas, que realizam a extração da castanha in natura e também a transformam em derivados como a farinha, biscoitos, barra de cereais, azeite, macarrão e amêndoas que são distribuídas em oito Municípios daquela região.

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail