Você está na categoria » Notícias

Talentos do Brasil Rural visita a Cooperativa de Agricultores em Juruena

A Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), de Juruena, noroeste de Mato Grosso, recebeu sexta feira (26), uma visita técnica para início das atividades do projeto Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Coopavam é uma das seis entidades da agricultura familiar selecionadas no Estado a participar deste projeto que visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.

De acordo com Ana Carolina Pinheiro, articuladora Local do Talentos do Brasil Rural, a visita é para conhecer de perto o trabalho e a produção da Coopavam, verificar os canais de comercialização dos produtos e verificar quais produtos a cooperativa tem interesse de comercializar nos bares, restaurantes e hotéis das cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014. “A cooperativa é reconhecida pela produção de amêndoas e óleo de castanha-do-Brasil, mas eles também podem ter interesse em comercializar polpas de frutas, biscoitos e outros produtos da agricultura familiar”, pontua a articuladora.

Mais do que identificar o interesse dos agricultores, o projeto Talentos do Brasil auxiliará as entidades, por meio de orientação técnica e qualificação, com consultorias especializadas para agregar valor aos seus produtos e também no desenvolvimento de logomarcas e embalagens, quando for o caso, além de dar apoio ao fortalecimento, promoção e comercialização dos mesmos. Isso tudo visando mostrar ao público da Copa do Mundo, que deverá atrair mais de 600 mil turistas estrangeiros ao país, os produtos da biodiversidade brasileira.

Desde que foi instalada no Assentamento Vale do Amanhecer, a Coopavam vem se solidificando como uma alternativa de sustentabilidade para a agricultura familiar no Noroeste de Mato Grosso. Com apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a cooperativa triplicou sua produção de castanha-do-Brasil nos últimos três anos além de ser pioneira na extração do óleo da amêndoa no Estado. Trabalhando numa rede de economia solidária a Coopavam reparte benefícios com 1500 famílias de extrativistas dos assentamentos e dos povos indígenas Apiaká, Kaiaby, Munduruku e Cinta-larga, do Noroeste de Mato Grosso, ajudando na conservação da floresta nesta região. Além disso, foi uma das vencedoras da quarta edição do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil em maio deste ano.

Em Mato Grosso, além da Coopavam, participam do projeto a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Campo Verde (Cooperunião), a Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá), a Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova), a Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa) e a Associação Regional de Apicultores da Amazônia Apiacaense (Arapama).

Após a realização das visitas, o próximo passo é dar apoio as entidades na estruturação de um plano de ação para que ampliem o leque de produtos para comercialização. Além da Copa do Mundo, as entidades que estiverem preparadas para a comercialização serão convidadas a participar de feiras e eventos como a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, Equipotel e outras. “Outro eixo que estamos trabalhando é o de serviços, tivemos um roteiro contemplado na região do Pantanal”, explica Ana Carolina Pinheiro, “ estimulando o conceito de turismo rural na agricultura familiar, além de potencializar o mercado regional”, finaliza.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail