Você está na categoria » News

Extrativistas lançam mais duas fábricas de beneficiamento de castanha nesta segunda-feira

O Projeto Sentinelas da Floresta, executado pela Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) e patrocinado pelo Fundo Amazônia, inaugura mais duas novas fábricas de beneficiamento de castanhas – da Coopavam e da Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (Amca), no dia 21 de Março de 2016, às 8:30 horas. As fábricas estão localizadas no Núcleo do Assentamento Vale do Amanhecer em Juruena, Noroeste de Mato Grosso.

As novas unidades de beneficiamento de castanha irão reforçar o trabalho desenvolvido pelas famílias envolvidas na extração e beneficiamento da castanha, iniciado há pelo menos oito anos. De lá para cá, os extrativistas só têm a comemorar: do ponto de vista de geração de renda, seus produtos são utilizados na merenda escolar de pelo menos oito municípios da região, numa parceria com a Conab, são comercializados para empresas como a Jasmine Alimentos, Natura Cosméticos e outras do sudeste e sul do país.

No âmbito social, a ação da Amca e da Coopavam tem beneficiado cada vez mais as pessoas envolvidas nos trabalhos das instituições. Isso porque, ao gerar renda, melhoram a auto estima e propiciam a valorização do extrativista, do trabalhador da agricultura familiar, em especial as mulheres. Esse é o caso das duas organizações, que foram constituídas a partir de 2008, no Assentamento Vale do Amanhecer. A idéia era viabilizar alternativas de melhoria das condições de vida no campo e incentivar as mulheres para ter seu trabalho remunerado, propor novas alternativas de usos do solo e dos recursos naturais e estimular um novo modelo de produção agrícola baseado na diversificação, considerando as características próprias da região amazônica.

Serviço:

O que: Inauguração das Fábricas de beneficiamento de castanhas- da Coopavam e da Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (Amca)

Da: 21 de Março de 2016,

Horário: 8:30 horas.

Local: Núcleo do Assentamento Vale do Amanhecer em Juruena, Noroeste de Mato Grosso.

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail