Você está na categoria » News

Juruena é destaque em Seminário Nacional de Políticas Públicas sobre o Meio Ambiente

Seminário NacionalAções Socioambientais de Juruena foram apresentadas no Seminário Nacional de Políticas Públicas com o tema Floresta, Água e Clima, que aconteceu entre 01 e 03 de junho em Bonito/MS, reunindo experiências de diversas partes do Brasil, compartilhando idéias de mais de 40 projetos patrocinados pela Petrobras em todos os biomas brasileiros. O Engenheiro Agrônomo Paulo César Nunes, fundador da Aderjur, que completa 21 anos de existência em 2015, foi um dos palestrantes convidados pela Petrobras para o evento.
O Seminário oportunizou discutir avanços e retrocessos das políticas públicas ambientais possibilitando a criação de uma consciência crítica sobre aspectos relevantes do Código Florestal. O evento contemplou ainda o lançamento do livro “Floresta, Água e Clima: Rede de Boas Práticas nos Biomas Brasileiros” contendo textos, fotos e artigos de projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A obra reúne orientações e aprendizados de cada projeto para que sirvam de base para outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar iniciativas semelhantes.
A Aderjur apresentou sua experiência com o tema “Valorização do Conhecimento de Povos Indígenas e Comunidades Locais”. Através do desenvolvimento de ações que estão consolidando a cadeia produtiva da castanha do Brasil na região Noroeste, a Aderjur estabeleceu uma parceria, em 2010, entre a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer, a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia e 4 organizações indígenas, que são: Instituto Munduruku, Associação Kawaiweté, Acaim e Passapkareej, para o extrativismo e beneficiamento da castanha em derivados como farinha, macarrão, biscoitos, amêndoas, azeite e barra de cereais. Parte da produção foi certificada com o selo orgânico da Ecocert e ganhou mercado institucional e convencional, atendendo mais de 90 mil pessoas em oito municípios do Noroeste de MT, além de estados como São Paulo, Pará, Minas Gerais, Paraná e outros.
Este trabalho da Aderjur foi considerado como referência pela Petrobras para divulgação no Seminário Nacional, juntamente com outros três projetos patrocinados e selecionados pela empresa, além de ser divulgado através de dois artigos no livro “Floresta, Água e Clima: Rede de Boas Práticas nos Biomas Brasileiros”, que foi publicado durante o evento.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail