Projetos de Juruena serão apresentados em Congresso científico na UFMT
Produtos oriundos da Castanha do Brasil serão comercializados durante o evento
Uma parceria entre quatro projetos apoiados pelo Fundo Amazônia em Juruena reuniu um grupo de oito organizações de mulheres agricultoras, povos indígenas e uma cooperativa para apresentar seus produtos em dois estandes durante o X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, que será realizado no período de 24 a 28 de Outubro de 2016, no Campus UFMT, em Cuiabá – Mato Grosso. Entre as organizações que executam estes projetos estão a ADERJUR, AMCA, AMATER e a Coopavam, cooperativa que colocará a disposição do público a marca Aruí, criada dentro do Projeto Sentinelas da Floresta, para a comercialização da castanha do Brasil e produtos como a barra de cereais e o óleo. Além destes produtos as outras organizações levarão farinha de banana, macarrão e biscoitos de castanha do Brasil e uma rica experiência.
O Congresso terá como tema central “Sistemas Agroflorestais: aprendizados, desafios e perspectivas”, e o Projeto Sentinelas da Floresta será representado por Paulo Nunes, coordenador do Projeto, que fará uma palestra sobre Crédito rural e comercialização em uma mesa com representantes do Banco do Brasil – PRONAF, do MDA – PAA / PNAE e do Instituto Ouro Verde.
No local também serão montados estandes que trarão produtos e negócios neste segmento, com o intuito de ampliar a rede de contatos e fortalecer institucionalmente as empresas junto ao público.
O evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, palestras satélites, apresentações de trabalhos científicos, realização de visitas técnicas, exposição de produtos e serviços de Empresas e Instituições ligadas ao setor, e espera-se uma média de 600 participantes. O X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, é promovido pela SBSAF – Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, com realização pela Embrapa Agrossilvipastoril, pela Universidade Federal de Mato Grosso, pelo Governo do Estado de Mato Grosso através das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural e pela ONG Grupo Semente.
Para conhecer os produtos da Coopavam acesse: www.coopavam.org.br