Você está na categoria » News

Projetos Socioambientais investem em Inclusão Digital de jovens indígenas na AmazôniaMato-grossense

DSC00129Numa parceria entre os Projetos Cultivação e Sentinelas da Floresta PSF, patrocinadospela Petrobras e pelo Fundo Amazônia, respectivamente, juntamente com o Senai, serão capacitados 60 jovens indígenas, através de dois cursosde informática profissionalizante, com 160 horas, a serem realizados na Terra Indígena Apiaká-Cayabi, Amazônia mato-grossense.

Estes cursos fazem parte da estratégia do PSF de capacitar as pessoas envolvidas no extrativismo da castanha do Brasil para que elas possam gerenciar seu próprio negócio, a medida que esta cadeia produtiva vai ganhando escala e se tornando uma atividade com aumento de renda garantido para os indígenas.

Além da atividade com a castanha este conhecimento será importante para formar jovens que estarão envolvidos em outros trabalhos dentro das comunidades como na gestão das organizações sociais, projetos como Wyratap´u”p, como multiplicadores deste conhecimento nas comunidades e para enfrentar em condições de igualdade,os desafios das relações com a sociedade não indígena.

A primeira etapa do curso acontecerá entre os dias 09 de fevereiro e 6 de março, na escola estadual indígena da aldeia Tatuí, Terra indígena Apiaká-Cayabi, Município de Juara-MT. Duas turmas de 30 jovens das etnias Apiaká, Munduruku e Cayabiserão capacitadas neste ano de 2015.

 

Fonte: Assessoria

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail