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Reconhecimento mundial para Juruena como experiência de sucesso para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, data em que as pessoas se reúnem para declarar seu compromisso de erradicar a fome no planeta.

Muitas crianças em idade escolar em todo o mundo dependem de programas de alimentação escolar para satisfazer suas necessidades mínimas de nutrição. Estes programas incentivam os pais a manter as crianças na escola e proporcionam aos alunos os nutrientes essenciais para manter sua saúde e sua capacidade de aprendizado.

Eles têm uma longa história como uma ferramenta de proteção social. O fornecimento de refeições nas escolas foi um dos primeiros programas de bem-estar público em todo o mundo e entre as primeiras intervenções a serem amplamente utilizadas através do setor da educação.

A evidência mostra que estes programas apoiam o potencial de desenvolvimento das crianças e ajudam na economia familiar. Com as crianças alimentadas na escola, as famílias podem enfrentar mais facilmente seus obstáculos financeiros, e ao fazer isso, geram crescimento econômico em grande escala a nível nacional.

De acordo com o Programa Alimentar Mundial (PAM), quase todos os países do mundo têm um programa nacional de alimentação escolar, servindo um número estimado de 368 milhões de crianças em todo o mundo com um investimento de até US$ 75 bilhões.

Com 85 milhões de crianças em idade escolar em toda a América Latina que se beneficiam de programas de alimentação escolar, ela é cada vez mais reconhecida como o programa mais crítico de proteção social na região.

Os países da América Latina têm uma história rica em programas de alimentação escolar. Colômbia começou a introduzir programas de alimentação escolar em 1941, El Salvador, em 1984, e do Paraguai, mais recentemente, em 1995, para dar alguns exemplos. Com o tempo, o espaço e o alcance dos programas nacionais evoluíram e se tornaram políticas nacionais indispensáveis.
Em 2012, o governo do Peru lançou um programa de alimentação escolar nacional chamado Qali Warma. O programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social (MIDIS) e é totalmente financiado por meio de gastos públicos. Qali Warma atinge 3,5 milhões de estudantes em cerca de 60.000 escolas, incluindo escolas em comunidades indígenas da floresta amazônica peruana.

Em todo o mundo, o crescimentoi e a aceitação deste programa é atribuído a sua parceria com o setor privado, educadores e comunidade em geral. Os membros da comunidade determinam e compram os ingredientes para escolas em uma determinada área. O setor privado enche outra lacuna importante ao garantir uma dieta diversificada que atende aos padrões nutricionais.

Andy Tembon recentemente teve a oportunidade de observar um programa de alimentação escolar em uma escola primária pública que serve 222 crianças em Lima, Peru. Observamos, com interesse, o envolvimento dos membros da comunidade no controle da qualidade dos alimentos em nível da escola e da distribuição às crianças em suas classes. Ficamos impressionados que o lanche, incluindo o leite, foi proveniente de fazendas locais. O melhor de tudo, o diretor citou o aumento do atendimento desde que o programa foi iniciado, e observou que os alunos chegavam regularmente mais cedo na escola, em um esforço para não perder o café da manhã.

O programa Qali Warma no Peru é um exemplo de como iniciativas de alimentação escolar podem desenvolver a economia local. Programas de alimentação escolar apoiam o desenvolvimento das economias locais e as metas de desenvolvimento agrícola, gerando uma demanda estável, estruturada e previsível para os produtos.

Apoiar os agricultores locais na produção de gêneros alimentícios locais para refeições escolares é comumente referido como “alimentação escolar caseira. É cada vez mais incorporada nos objectivos dos programas de alimentação escolar, juntamente com estratégias mais amplas, para alcançar a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.

O Brasil oferece outra história de sucesso em programas de alimentação escolar regionais. Correndo por mais de 50 anos, o programa nacional agora chega a 45 milhões de estudantes anualmente. Um exemplo integrado vem do Estado de Mato Grosso e envolve grupos de indígenas e de mulheres de assentamentos sustentáveis agregando valor a castanha do Brasil das suas florestas nativas. A prática normal era de que as comunidades indígenas e agricultores familiares locais coletavam esta fruta e vendiam a comerciantes por uma ninharia.

Com a ajuda do governo local, do Global Environment Facility, e do Banco Nacional de Desnvolvimento Econômico e Social do Brasil, uma cooperativa de agricultores e mulheres agora extrai um valioso óleo das amêndoas para venda a empresas de cosméticos e usam o resíduo para fazer nutritivas farinhas, massas e biscoitos para as refeições escolares locais. A refeição é rica em fibra dietética, proteínas, cálcio, selênio e ferro. Este é um belo exemplo de capacitar as mulheres locais para aumentar os seus rendimentos, para agregar valor aos recursos florestais nativos, garantindo assim a conservação da floresta, e para melhorar a nutrição de crianças de escolas locais.

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Castanha do Brasil a partir de uma floresta local a ser processada para extração de óleo para cosméticos e massas para a merenda escolar nutritiva sendo visitada por equipe do Banco Mundial em uma viagem de treinamento.  (Crédito da foto: Erick Fernandes GFADR / Banco Mundial)

 

 

Esta história de alimentação caseira que acontece em Juruena – Brasil é um exemplo de um investimento maior na alimentação escolar em toda a América Central e do Sul.

Um estudo realizado pela FAO na Bolívia, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru revelou que os governos da região têm crescente compromisso político de programas de alimentação escolar. Além disso, eles estão aumentando o diálogo político em torno de compras diretas de pequenos produtores para abastecer seus programas de alimentação escolar.

Programas de Alimentação Escolar são fundamentais para alcançar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável, para as oportunidades de aprendizagem inclusivas e equitativas. Dentro dos últimos meses, tem havido vários workshops para compartilhar experiências sobre alimentação escolar em vários países e as lições aprendidas de intercâmbio com colegas de todas as regiões.

Por exemplo, o governo de Honduras organizou o Fórum de Alimentação Escolar para uma Vida Melhor, em abril de 2015 e o governo peruano levou o VII Seminário Alimentação Escolar Regional para a América Latina e o Caribe em agosto de 2015. Essas reuniões são importantes caminhos para promover uma prática de  comunidades, mover a agenda da alimentação escolar para a frente, e reforçar os programas nacionais.

Programas de inclusão social para crianças em idade escolar são um componente importante para assegurar que todas as crianças estão na escolas preparadas para aprender. Programas de alimentação escolar, em particular, são intrinsecamente a favor da população carente porque os seus maiores benefícios revertem para as crianças que são pobres e famintas e são uma ferramenta comprovada para manter estas crianças na escola. É por isso que os governos que implementam programas de alimentação escolar em grande escala ​​e sustentáveis ​​beneficiam as crianças, os agricultores locais e a economia nacional em geral.

Fonte: Banco Mundial 

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